terça-feira, 9 de dezembro de 2008

John Bedini & Bearden

Não posso deixar de citar John Bedini & Bearden que nos brindou com seu excelente projeto baseado no conceito de conversão de energia cinética em elétrica, mas com uma abordagem um pouco diferente do PERENDEV, utilizando bobinas e eletroímã (que por acaso também são bobinas) além de ímans fixos.
Basicamente ele montou um circuito que utiliza um fonte de alimentação para criar o primeiro estágio do movimento (com atração e repulsão magnética) além do inicio do movimento cinético, como no projeto do PERENDEV, enquanto uma bobina está sendo alimentada pela bateria doadora, a(s) outra(s) bobinas estão recebendo carga para o banco de baterias que você deseja carregar. Como ele está gerando um impulso usando a bateria doadora, pode utilizar bem menor ímans, sendo que estes não precisam ser especiais.
Existem várias variações, com diferentes graus de aproveitamento da energia recebida do movimento ou da energia gerada, do tamanho, do numero de componentes, do material usado, etc.






Sendo que a proporção de aproveitamento em média seria de 4 baterias a serem carregadas para cada 1 bateria doadora, utilizando-se baterias com características idênticas.

Alguns Exemplos:









Existe vários outros exemplos, mas acho que estes exemplificam bem a idéia.
O sistema é simples, mas precisa de muita atenção na confecção das bobinas.
Aconteceu de um certo programa de um certo canal mundial que não vem ao caso ser citado, por não conseguirem resultado dizerem que não seria possivel, mas pasmem: um fã foi lá e montou e testou na frente do pessoal, provando o conceito, mas claro que isso não foi muito divulgado e até o video que estava no youtube foi removido...